No
esporte coletivo mais praticado no mundo - o futebol - o
time de "
Portugau" venceu o
time da Hungria por 1 - 0 em jogo da sétima
rodada de apuramento a contar para a
Copa do Mundo 2010.
O
gol da
seleção de "
Portugau" foi marcado após a
cobrança de uma falta, sendo feita pelo
meia-armador Deco o qual centrou para uma zona da area onde apareceu o
primeiro-volante Pepe que de cabeça colocou a bola entre as
traves e o
travessão à guarda do
goleiro Babos que nada pode fazer para evitar o
gol. Desta vez o
curinga da
seleção Liedson não chegou ao
gol mas muito batalhou para atingir tal
objetivo estando em
ação em todo o campo. Mais uma vez os
esportistas de origem Brasileira presentes no
elenco Português estiveram em destaque.
Qualquer dia é assim que vamos comentar o desempenho da "nossa" selecção de Futebol, em
Português do Brasil. para descrever o futebol praticado pelos Brasileiros naturalizados Portugueses.
Primeiro foi um em campo (Deco), depois dois (Pepe), agora três (Liedson), o Hulk já falou sobre o assunto, e não tarda nada teremos uma selecção de maioria naturalizada, calados quando toca o Hino, com muito amor à bola mas pouco amor uma pátria emprestada na mira de melhores resultados pseudo-nacionais.
Não sou contra todos os não naturais que representam desportivamente o meu País, existem casos recentes de gente que embora nascida em Africa, cresceu e tem raizes em Portugal e por isso se sentem Portugueses e os reconheço como Portugueses.
Sou é contra as naturalizações à pressa só para aproveitar desempenhos desportivos de atletas que só têm ou tiveram ligações profissionais com Portugal, não se assumem como cidadãos Portugueses com direitos mas também com deveres perante o País que os acolheu.
Acredito que os três jogadores que deram o mote a este post quando derem por fim a actividade desportiva não vão ficar a viver em Portugal, não vão exercer os deveres de cidadania no nosso País e vão recordar Portugal como o país em que jogaram futebol, inclusivé na selecção.
E não sou racista ou preconceituoso acerca dos estrangeiros que passam pelo nosso futebol, entendo é ser um abuso dar o estatuto de Português a quem o requer só para satisfação da vaidade pessoal de poder representar uma selecção, seja a Portuguesa ou a da Antártida.
Mesmo que se diga que outros paises também o fazem e por isso seriamos prejudicados tendo preocupações de respeito por principios e valores Nacionais e só jogassem na selecção cidadãos nascidos ou com raizes Portuguesas, continuo a pensar que Portugal merece ser mais respeitado por quem manda na politica desportiva e na Federação Portuguesa de Futebol.