aPostador Casual

quinta-feira, setembro 10, 2009

"Seleção Nacionau" ou Selecção Nacional

No esporte coletivo mais praticado no mundo - o futebol - o time de "Portugau" venceu o time da Hungria por 1 - 0 em jogo da sétima rodada de apuramento a contar para a Copa do Mundo 2010.
O gol da seleção de "Portugau" foi marcado após a cobrança de uma falta, sendo feita pelo meia-armador Deco o qual centrou para uma zona da area onde apareceu o primeiro-volante Pepe que de cabeça colocou a bola entre as traves e o travessão à guarda do goleiro Babos que nada pode fazer para evitar o gol. Desta vez o curinga da seleção Liedson não chegou ao gol mas muito batalhou para atingir tal objetivo estando em ação em todo o campo. Mais uma vez os esportistas de origem Brasileira presentes no elenco Português estiveram em destaque.

Qualquer dia é assim que vamos comentar o desempenho da "nossa" selecção de Futebol, em Português do Brasil. para descrever o futebol praticado pelos Brasileiros naturalizados Portugueses.

Primeiro foi um em campo (Deco), depois dois (Pepe), agora três (Liedson), o Hulk já falou sobre o assunto, e não tarda nada teremos uma selecção de maioria naturalizada, calados quando toca o Hino, com muito amor à bola mas pouco amor uma pátria emprestada na mira de melhores resultados pseudo-nacionais.

Não sou contra todos os não naturais que representam desportivamente o meu País, existem casos recentes de gente que embora nascida em Africa, cresceu e tem raizes em Portugal e por isso se sentem Portugueses e os reconheço como Portugueses.

Sou é contra as naturalizações à pressa só para aproveitar desempenhos desportivos de atletas que só têm ou tiveram ligações profissionais com Portugal, não se assumem como cidadãos Portugueses com direitos mas também com deveres perante o País que os acolheu.

Acredito que os três jogadores que deram o mote a este post quando derem por fim a actividade desportiva não vão ficar a viver em Portugal, não vão exercer os deveres de cidadania no nosso País e vão recordar Portugal como o país em que jogaram futebol, inclusivé na selecção.

E não sou racista ou preconceituoso acerca dos estrangeiros que passam pelo nosso futebol, entendo é ser um abuso dar o estatuto de Português a quem o requer só para satisfação da vaidade pessoal de poder representar uma selecção, seja a Portuguesa ou a da Antártida.

Mesmo que se diga que outros paises também o fazem e por isso seriamos prejudicados tendo preocupações de respeito por principios e valores Nacionais e só jogassem na selecção cidadãos nascidos ou com raizes Portuguesas, continuo a pensar que Portugal merece ser mais respeitado por quem manda na politica desportiva e na Federação Portuguesa de Futebol.

Etiquetas: ,

2 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]



<< Página inicial