aPostador Casual

quinta-feira, julho 16, 2009

Direitos dos utentes do SNS - Serviço Nacional de Saúde

Os utentes das urgências dos Hospitais da rede pública - Serviço Nacional de Saúde (SNS), passam a ter direito a estar acompanhados por uma pessoa, conforme o estipulado na Lei 33/2009, de 14 de Julho ( clique aqui para ver texto integral) , Lei que não é uma medida promovida pelo Governo mas sim pela própria Assembleia da República.

É um direito dos utentes que vem humanizar mais as urgências e dar maior conforto aos doentes que passam a ter o apoio de um acompanhante para minimizar os incomodos causados pela presença nas Urgências de um Hospital. Os Deputados que votaram a favor merecem o nosso reconhecimento e aplauso.

Os Hospitais tem agora um ano para criar condições nas Urgências para que tal seja possivel, já que neste momento é utópico pensar que esta lei pode imediatamente ser posta em prática em todos os Hospitais deste país, o que seria um caos que prejudicaria a qualidade do atendimento.

É o principio de uma situação que a todos vem benificiar, e agora compete a todos nós colaborar: Ministério da Saúde com o reforço financeiro para obras e adaptações; Hospitais para promoverem a curto prazo a execução das mesmas; profissionais de saúde com o seu esforço para uma aplicação eficiente; utentes com a compreensão necessária para as dificuldades de criação de condições; para que daqui a um ano (tempo imposto por Lei) seja uma realidade com grandes ganhos para os utentes do SNS.

Acompanhamento musical : Clap your hands say Nina

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial