aPostador Casual

segunda-feira, agosto 31, 2009

Prevenção de contágio e hábitos de higiene das crianças nas escolas

Os criadores da banda desenhada A Turma da Mónica fizeram vários videos que ensinam aos mais novos simples medidas de prevenção contra o contágio da gripe A (H1N1) que se forem seguidas pelas crianças (e pelos paizinhos também) serão um grande contributo para criar hábitos de higiene que no futuro evitarão o contágio da doença do momento (Gripe A) e de todas as outras doenças com contágio através de meio aéreo (vias respiratórias) ou por contacto, e é isto que verdadeiramente interessa em termos de saúde pública, diminuir o contágio desta e de qualquer outra doença.

Para além das polémicas com opiniões divergentes sobre o medo e os efeitos que vai ter a Gripe A nas populações, assim como as consequências económicas para o País e os lucros das farmaceuticas e industrias ligadas à saúde, a prevenção vai ser benéfica para melhorar as condições de higiene das nossas escolas, e cabe aos pais exigir a existência de WC limpos, com água nas torneiras, sabão e toalhetes de papel para limpar as mãos, não só no inicio do ano lectivo mas de forma continua manter estas mesmas condições, senão os ensinamentos e hábitos de higiene que queremos que façam parte do quotidiano dos nossos filhos serão impossiveis de cumprir durante o tempo que as crianças estiverem na escola, ou seja durante quase todo o dia.

Penso que não basta aumentar o orçamento do Ministério da Saúde, há que fazer o mesmo para o Ministério da Educação, porque sem um reforço de verbas para as escolas não será possivel melhorar as instalações sanitárias, e muito há que fazer nesse sentido.

Deixo aqui dois videos da Turma da Mónica sobre o assunto

Para ver os videos:
1º - desligar antes o som do player na coluna do lado direito
2º - clicar no video




Etiquetas: , , , , ,

2 Comentários:

  • sem abraço ...sem beijinho...... vai ser complicado combater este problema de saúde publica......tantos hábitos vão ter de mudar....pena é que secalhar o mais dificil vai ser lavar as mãos.... tou um bocadinho céptica relativamente aos bons hábitos da nossa população..... bem vamos ver..... giros os videos...

    Por Blogger Unknown, Às quarta-feira, setembro 02, 2009 12:47:00 da tarde  

  • Aldina.
    Obrigado pelo comentário que vindo de uma profissional de saúde que está mais perto desta realidade do que eu é de ler com muita atenção.
    Eu também tenho duvidas sobre o alcance destas medidas, mas é importante tentar.
    e penso que se ao tentarmos sensibilizar e educar as pessoas mas não existirem condições para as pôr em prática, então é que o fracasso está mais que garantido.

    Por Blogger Carlos C, Às quinta-feira, setembro 03, 2009 11:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial